Pular para o conteúdo principal

O “Dia do Senhor” em Apocalipse 1:10 é um dia da semana?

Fonte: http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/que-e-reino-de-deus/

A expressão “dia do Senhor” na Bíblia é apresentada como período de julgamento e de execução

Isaías 13:9:   “Eis que vem o Dia do SENHOR, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.” – Almeida Atualizada (ARA).

Joel 1:15:  “Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-Poderoso.” – Almeida Revista e Corrigida (ARC).

Joel  2:1   “Toquem as cornetas no monte Sião, dêem um grito de alarme no monte de Deus! Trema de medo, povo de Judá, pois está chegando o Dia do SENHOR.” – Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH).

Amós  5:18:  “Ai de vós que desejais o Dia do SENHOR! Para que desejais vós o Dia do SENHOR? É dia de trevas e não de luz. Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra. Não será, pois, o Dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?” – ARA.

Sofonias  1:14:   “O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso.” – ARC.

Malaquias  4:5:  “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do SENHOR; e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.” – ARC.

2 Tessalonicenses 2:1, 2: “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor.” – ARC.

2 Pedro 3:10: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.” – ARA.

Contexto de Apocalipse aponta para Jesus como sendo o Senhor do dia mencionado em Apocalipse 1:10

Apocalipse 1:14: “Além disso, sua cabeça e seus cabelos [do Senhor Jesus Cristo] eram brancos como lã branca, como neve; seus olhos eram como chama ardente.”

Apocalipse 2:18: “Ao anjo da congregação em Tiatira  escreva: Estas coisas diz o Filho de Deus, aquele cujos olhos são como chama ardente e cujos pés são como cobre refinado.”

É tempo de julgamento da humanidade

1 Coríntios 1:8: “Também, ele os fará firmes até o fim, para que estejam livres de qualquer acusação no dia do nosso Senhor Jesus Cristo.”

Filipenses 1:6, 10: “Pois estou confiante no seguinte: aquele que começou uma boa obra em vocês a completará até o dia de Cristo Jesus. … Que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes, para que sejam sem defeito e não façam outros tropeçar, até o dia de Cristo.

Filipenses 2:16: “Mantendo-se firmemente agarrados à palavra da vida. Então terei motivo para me alegrar no dia de Cristo, por saber que eu não corri em vão nem me esforcei tanto em vão.”

W. E. Vine diz: “O ‘Dia do Senhor’. . . é o Dia do Seu julgamento manifestado no mundo.” (In: Léxico da Bíblia.)

Em que sentido João foi “arrebatado”?

“Por inspiração estive no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, semelhante ao som de uma trombeta.” – Apocalipse 1:10.

Algumas traduções invertem a ordem do texto para dar apoio à guarda do domingo:

“No dia do Senhor fui movido por Espírito.” Apêndice: “Domingo”. – Bíblia de Jerusalém.

“No dia do Senhor fui dominado pelo Espírito de Deus.” Nota: “domingo”.  – Bíblia na Linguagem de Hoje.

A versão do Centro Bíblico Católico interpreta ao invés de traduzir: “Um dia de domingo fui arrebatado em espírito.”

Texto grego:

             ἐγενμην ν πνεματι ν τ κυριακ μρ
              vim a estar em espírito no dia pertencente ao Senhor

ARA coloca vírgula, forçando apoio à guarda do domingo: “Achei-me em espírito, no dia do Senhor.”

João não foi literalmente transportado para o futuro. O arrebatamento se deu em sua mente, conforme os exemplos abaixo:

Atos 10:10: “Mas ele [o apóstolo Pedro] ficou com muita fome e quis comer. Enquanto preparavam a refeição, ele caiu em transe.”

Ezequiel 8:3: “Então ele estendeu o que parecia ser uma mão e me pegou pelo cabelo, e um espírito me carregou entre a terra e os céus e me levou a Jerusalém, por meio das visões da parte de Deus, à entrada do portão interno que dá para o norte, onde se encontrava o símbolo idólatra do ciúme, que provoca ao ciúme.”

Ezequiel 40:2: “Nas visões da parte de Deus, ele me levou à terra de Israel e me pôs sobre um monte muito alto, onde havia ao sul uma estrutura semelhante a uma cidade.”


A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.



Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org


Comentários

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)