Pular para o conteúdo principal

“Espírito Santo” – um dilema para os trinitaristas


O estudo evangélico de teologia acima mostra uma situação embaraçosa em que se encontram os defensores da doutrina da Trindade: como explicar que o espírito santo é Deus e ao mesmo tempo que ele não deve ser adorado?

Mas, se Deus é formado de três pessoas divinas – Pai, Filho e “Espírito Santo” – a oração deveria ser dirigida aos três, não é mesmo? Porém, os dois textos citados no estudo acima (Mateus 6:9 e João 16:23, 24) mostram que se deve orar ao Pai. O próprio Filho fica excluído de receber nossas orações. As orações devem ser dirigidas ao Pai em nome de Jesus, mas não a Jesus.

Filipenses 4:6 declara: “Por orações e súplicas, junto com agradecimentos, tornem os seus pedidos conhecidos A DEUS. O texto é claríssimo em mostrar que devemos orar somente a Deus. Então, se o espírito santo fosse Deus, como afirmam os trinitaristas, deveríamos orar a ele também. Mas, se, como admitem, não devemos orar ao espírito santo, então ele não é Deus!

Seria muito mais simples aceitar a clara verdade bíblica de que “Deus é apenas um” (Gálatas 3:20), e não três.

Para mais informações, leia este artigo:



A menos que haja uma indicação, todas as citações bíblicas são da Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.


Contato: oapologistadaverdade@gmail.com

Os artigos deste site podem ser citados ou republicados, desde que seja citada a fonte: o site oapologistadaverdade.org




Comentários

Saga disse…
O dilema vai mais além Apologista, eu mesmo já tive conversa com alguns trinitaristas e por mais que se use textos claros, eles até aceitam fazer concessões, mas sem nunca abandonar o conceito de Trindade em si, o que eu quero dizer com "concessões"?

De acordo com que você vai enumerando passagens bíblicas o trinitário vai admitindo coisas tais como as citadas, que não se ora ao espírito santo, que não deve-se adorar ao espírito santo...e mais
(Ap 21:1, 22:3) Que o espírito santo não tem trono
(Efésios 5:5.Ap11:15) Que o espírito santo não reina
(Ap 7:10) Que o espírito santo não salva

Admitindo que o Espírito Santo não é nosso salvador, não reina em um trono no céu, não recebe orações e não deve ser adorado ainda assim o trinitário insistia que ele era Deus assim mesmo, simplesmente ele se escusou dizendo que não é função do espírito santo ser adorado, salvar, reinar e tudo mais, as honras ficam para Deus Pai e Jesus Cristo. Sendo assim a pessoa faz várias separações entre Deus e Deus, dizendo que um Deus faz certas coisas e outro Deus não faz, um Deus aceita algumas coisas, outro Deus não aceita, um Deus é assim, o outro Deus não é, é interessante que as pessoas admitam que o Pai é o cabeça, que reina sobre tudo, que o Filho e o Espírito lhe estão sujeitos e que ele tenha várias exclusividades, mas continuem negando sua supremacia como o único Deus verdadeiro e Todo Poderoso, ele tem várias distinções não apenas sobre o Espírito, mas sobre o próprio Filho, mas os trinitários não se dão por satisfeitos e tentam falidamente salvar sua doutrina assim mesmo, inventando outros "Deus", Cristo por exemplo é um Deus que morre, e que é sujeito a um chefe como cabeça, e o Espírito é um Deus que não é adorado e que não governa o universo, e por aí vai....


PLUS: E Que o espírito santo não cria? (Note Heb 1:1,2. Jo 1:1,2. Col 1:16 e inclusive Efésios 3:9 na Almeida Fiel, Deus, referindo-se ao Pai, criou tudo por meio do Filho, então trinitários...digam-nos então....onde entra a pessoa do Espírito aí? Não entra, muitos [incorretamente] chamam o Filho de co-criador ou concriador, sabemos que ele é o mestre-de-obras, mas não existe outra pessoa envolvida na criação, o agente do Pai foi o Filho e só, usar dois agentes é absurdo, para que dois seres onipotentes necessitam de um terceiro ajudador? Enfim....nós Testemunhas Cristãs de Jeová, por entendermos que o espírito santo não é uma terceira pessoa, não temos dificuldade alguma em ver que ele atuou na criação, como ferramenta divina, não como Criador [Jeová] e nem como Agente [Cristo])

Conclusão: Deus para esse trinitário não pode ser definido como o Criador, Imortal, Rei e Senhor do Universo, que tudo governa de seu trono de gloria como cabeça acima de todos, aquele a quem semente a ele oramos e adoramos, a fonte da nossa salvação eterna, etc etc e etc, pois ao descrevermos tais características todas juntas estaremos falando especificamente do Pai, e as "funções" do "Filho" e do Espírito Santo" não comportam isso tudo....
Unknown disse…
Concordo Saga e Excelente Matéria Apologista! Sinceramente, não consigo entender como funciona a mente de um trinitarista. Se bem que, na maioria das vezes, o trinitarista nem insiste muito no espirito santo, e sim na pessoa de Jesus que , segundo afirmam, é Deus Criador. Então, a trindade deles é na verdade 2 pessoas! No final, eles irão dizer que é um mistério!

O que nos consola é saber que muitos foram libertos dessa doutrina que faz com que as pessoas se afastem de Deus, e que finalmente conseguiram desenvolver uma relação achegada com o Criador!
thecamellon disse…
Além das "funções" fora da alçada do ES mencionadas oportunamente pelo Saga, tem também o agravante de que em algumas situações a suposta terceira pessoa da trindade não sabe o dia do fim (Mateus 24:36), não conhece o Pai (Mateus 11:27) e não está no céu, esta última condição imposta por religiosos que pregam o confinamento do ES a Terra, até a vinda do Senhor.

MAIS LIDOS

“Sinal dos pregos” no corpo de Jesus – o que indica?

Por que a ressurreição de Lázaro ocorreu no 4.º dia e a ressurreição de Jesus ocorreu no 3.º dia?

O que é Lilith em Isaías 34:14?

Diferença entre “criar” e “fazer”

O espírito volta a Deus – em que sentido? (Eclesiastes 12:7)

Quem são as “outras ovelhas”?

DIREITO OU “USURPAÇÃO”? (Filipenses 2:6)

Refutando acusações apóstatas (Parte 1)

Quanto tempo durou a escravidão dos israelitas no Egito?

Quem é o Criador – Jeová ou Jesus? (Parte 1)